O especial mostra como foi a vida do cantor jamaicano ícone de muitas gerações. Depoimentos de familiares, amigos e profissionais da indústria musical fazem parte do documentário, que faz jus à imagem pública que Bob Marley assumiu ao se tornar um líder pacifista.
O homem que criou o ritmo reggae que se espalhou de uma pequena ilha para o planeta todo – estaria fazendo 65 anos. Robert Nesta Marley nasceu em St. Ann/Jamaica, no dia 06/Fev/1945 e desencarnou no dia 11/Maio/1981, em Miami/Florida/EUA, aos 36 anos, vitimado por um câncer que não foi tratado, por questões místico-religiosas do regueiro. Quando ele aceitou a quimioterapia, já era tarde para combater o mal.
Bob Marley era adepto da religião Rastafári. Ele foi influenciado por sua esposa Rita, e passou a receber os ensinamentos de Mortimer Planno. Ele servia de fato como um Missionário Rasta (suas ações e músicas demonstram que isso talvez fosse intencional), fazendo com que a religião fosse conhecida internacionalmente. Em suas canções Marley pregava Irmandade e Paz para toda a humanidade. Antes de morrer ele foi inclusive batizado na Igreja Ortodoxa da Etiópia com o nome Berhane Selassie.
A música e a lenda de Bob Marley ganharam mais e mais força desde sua morte, e continuam a render grandes lucros para seus herdeiros. Também deu a ele um status mítico, similar ao de Elvis Presley e John Lennon. Marley é enormemente popular e bastante conhecido ao redor do mundo, particularmente na África e na América Latina. É considerado por muitos como o primeiro popstar do Terceiro Mundo. Após a sua morte, a data de seu aniversário, o dia 6 de fevereiro, foi decretado feriado nacional na Jamaica.
*Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida*
Assista Completo Aqui!
Gênero: Documentário
Duração: 55 Min
Ano: 2010
Diretor: Multishow
Idioma: Ingles / Legendado
DOWNLOAD : Youtube
Nenhum comentário:
Postar um comentário