quarta-feira, 25 de abril de 2012

(Documentário) Profissão: Músico

Neste mundo pós-revolução MP3, onde o download acabou com as velhas e enferrujadas estruturas das grandes gravadoras, músicos desconhecidos estão conseguindo levar sua arte à lugares onde era impossível chegar até então.


O Projeto CCOMA e o cineasta colombiano Daniel Vargas, produziram este média metragem (45 minutos) entre outubro de 2009 e dezembro de 2010 com imagens realizadas no Brasil, Uruguai, Colômbia, Alemanha e Grécia e conta com depoimentos de músicos de rua da França e Inglaterra, Djs como Anderson Noise e Ravin, músicos como Edgar Scandurra, Fernando Catatau, Naná Vasconcelos, e Pedra Branca.

O filme acontece através da perspectiva do Projeto CCOMA, com a câmera na mão, perguntando aos outros músicos, DJs e produtores, como eles fazem sua vida e como levam sua profissão.

Agora, não basta só tocar. A profissão de músico mudou muito nos últimos anos. A internet trouxe o artista para perto do público e vice-versa, não importando mais se este músico vive em Londres ou no interior das montanhas do Sul do Brasil. O Faça Você Mesmo (DYI) é a forma revisitada para fazer-se conhecido num mundo digital.
A trilha sonora é do Projeto CCOMA, dos discos Incoming Jazz e Das CCOMA Projekt, além de uma música inédita.
O documentário tem financiamento público e é pago pelos contribuintes da cidade de Caxias do Sul através da lei de incentivo chamada Financiarte.

    Assista Completo Aqui!

Cada vez mais as pessoas vão se encontrar para ouvir música , para dançar , e assistir a shows.

Sobreviverá o músico que melhor se adaptar a essas mudanças e à aquelas que ainda estão por vir.


Em Bogotá , em Curitiba , em Londres , ou em qualquer lugar do mundo , com download ou sem , com público ou com casa vazia , tocando na rua ou em grandes festivais , os músicos encontrarão uma forma se sobreviver de seu ofício.
A música nunca foi uma propriedade da indústria fonográfica e quem sabe não seja uma exclusividade da raça humana , talvez pertença sim , à Alma do Planeta .





Nenhum comentário:

Postar um comentário